segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Livro da semana

Quem trabalha sabe que o tempo livre disponível é muito reduzido e apenas dá para uma pequena parte das coisas que gostaríamos de fazer. No entanto, um dos prazeres do qual não me privo é o prazer de ler um bom livro.

Deste modo, e gostando de partilhar com algumas das pessoas que acompanham este blog algumas das minhas preferências literárias, vou inauguras neste espaço uma nova secção - o Livro da Semana.

Normalmente não gosto de ter dois livros começados, e raramente deixo um livro a meio. Contudo confesso que gosto de estar em cima do acontecimento e sou bastante consumista e influenciável por campanhas de marketing. Deste modo, esta semana aconselho um livro que acabei agora de ler: Caim de José Saramago


Campanhas de Marketing à parte, e mesmo não concordando com o próprio autor quando afirma que este é o seu melhor livro, Caim é um livro intelectualmente estimulante que nos faz reflectir e pôr à prova algumas das nossas convicções.

Já disse e redisse aqui que sou católico praticante e a minha fé não é abalada por livros ou autores que profiram afirmações polémicas ou criticas. Contudo, não é a polémica gerada à volta de um livro que nos deve impedir de o ler.

Quem ler verá nele toda a grandiosidade da escrita de Saramago, a sua filosofia habitual e a sua critica geracional, típica do autor. Não obstante a polémica, que sempre marcou a carreira e a obra do autor (de lembrar o caso Evangelho Segundo Jesus Cristo), esta obra continua a ser uma obra de referência, de leitura obrigatória para todos aqueles que gostam de ler um livro para algo mais do que para passar o tempo.

1 comentário: