segunda-feira, 14 de setembro de 2009

De TGV para a derrota....

Mais uma semana que começa, e apesar de um longo dia de trabalho e de um dia difícil que se perspectiva para amanhã, não podia deixar passar esta Segunda-Feira sem a minha crónica habitual.
A vida não é só politica e na semana que findou aconteceu uma situação digna de destaque quase digna de um autêntico milagre. Pois é, a nossa Selecção conseguiu ganhar um jogo! Nem todos acreditavam, mas a verdade é que um mau jogo mas um bom resultado nos permitem continuar a sonhar e acreditar na presença na África do Sul! Quanto à questão da continuidade de Queiroz, muito debatida esta semana, a minha opinião já é conhecida! Seja qual for o resultado os contratos são para cumprir e um projecto de 4 anos não se interrompe a meio, pelo que entendo que o Seleccionador deve ter outra hipótese no cargo!
Mas passemos ao tema do momento: As eleições legislativas, os debates e as sondagens!
A ultima semana foi marcada pela ultima ronda de frente a frente entre os candidatos e pelo surgimento de sondagens para todos os gostos! Comparando as sondagens que surgiram na imprensa nos últimos dias temos diferenças que vão do 1 aos 5% e números de indecisos que vão dos 5% aos 30%. É curioso que todas as sondagens, contudo, são unânimes - o PS surge à frente como partido mais votado! É claro que esta é para mim uma boa noticia! Como sabem vou votar PS e espero que José Sócrates continue a ser primeiro ministro!
Quanto aos frente-a-frente, o grande vencedor chama-se José Sócrates. Aquele que era o principal prejudicado com estes debates, o principal alvo a abater por todos os outros lideres, passeou serenamente, vendo os seus adversários desperdiçar esta oportunidade de procurar algum desgaste.
Sócrates não esteve brilhante, longe disso, mas a sua calma e tranquilidade foi suficiente para passar intocável por mais esta dificuldade. Contrariamente ao que alguns esperavam, o Secretário-Geral do PS esteve irrepreensível nos dois principais desafios, o debate com Louça e com Ferreira Leite e pode até ter conquistado algum eleitorado! Contudo a sua grande vitória foi não ter sido derrotado, apesar de ser claramente o alvo a abater!
De resto mais do mesmo: Jerónimo não é líder para o PCP nem está à altura de ser candidato a PM, o PCP e o BE não estão assim tão distantes, Portas e Louçã são campeões da demagogia e MFL continua a brindar-nos com o seu pensamento retrógrado, o seu nacionalismo bacoco e os constantes ataques à democracia!
É grave que um candidato a primeiro ministro defenda nacionalizações nos dias de hoje, como faz Louçã, ou se refira aos emigrantes e à insegurança da forma como o faz Paulo Portas! Contudo é ainda mais grave e inaceitável que a líder do maior partido da oposição fale do nosso parceiro estratégico, o País Vizinho de Espanha, da forma que ouvimos MFL! Afinal a politica da verdade é sinónimo de "orgulhosamente sós" e de desrespeito e violação de compromissos internacionais do estado Português! Será que os Portugueses querem um governo e um PM que ponha os interesses do PSD à frente do interesse nacional?! Eu não!
Não penso que os debates sejam decisivos e estou certo que não o foram! Também não creio que o número de indecisos seja assim tão relevante nesta fase, admitindo que mesmo alguns que irão efectuar alguma reflexão antes de votar já terão uma ideia de qual o seu candidato, pois os restantes, provavelmente estarão destinados a não votar e a aumentar o lote da oposição!
Contudo algumas afirmações deveriam ser ponderadas ou, quem sabe, nunca serem proferidas! O TGV é um compromisso do Governo Nacional e não um compromisso do PS! O próximo governo tem obrigação moral de respeitar este compromisso, a bem da democracia!
Não posso terminar sem fazer algumas constatações que, em minha opinião, se começam a poder concluir de forma segura, em face das sondagens e da campanha.
Em primeiro lugar, não vai haver maioria absoluta! É pena, lá vamos nós para dois anos turbulentos, com um parlamento ingovernável e um governo de dois anos ou menos! Parece que andamos a aprender com Itália!
Em segundo lugar, Portugal continua a ser um país de esquerda! O próximo parlamento será maioritariamente de esquerda e, mesmo em caso de vitória do PSD Ferreira Leite não terá vida fácil, pois não haverá qualquer AD que lhe valha! Ao menos uma boa noticia no meio deste período!
Ora, como não estou a ver o BE ou o PCP a votar ao lado do PSD, desde já defendo que o PS não aprove o plano de governo ou qualquer orçamento que remeta o país para os tempos da outra senhora...!
Num juízo de prognose relativamente seguro, permitam-me que me arme em adivinha e diga: José Sócrates vai vencer as próximas eleições e governar, com minoria, durante dois anos!
Posto isto teremos seguramente um presidente da republica muito interventivo e com um papel essencial! É pena que este papel esteja entregue a Cavaco Silva, que, além do mais, verá os seus poderes limitados, não podendo dissolver o parlamento nos primeiros 6 meses após as eleições nem nos 6 meses finais do seu mandato!
Esperemos o dia 27 de Setembro e o voto soberano do povo! Estou certo que um novo debate se iniciará com os resultados! Com o empate que as sondagens indicam, seria interessante que o partido mais votado não fosse aquele que tivesse mais deputados...! Poderia ser um incentivo para a adopção do sistema uninominal, mas isso são outras conversas...
Boa semana a todos

Sem comentários:

Enviar um comentário